sexta-feira, 17 de dezembro de 2010


>

SEXO NA TERCEIRA IDADE

Não há idade para o sexo, ou seja, homens e mulheres saudáveis podem se manter sexualmente ativos por toda a vida. Segundo os especialistas, o preconceito e a falta de informação atrapalham o desenvolvimento da sexualidade na terceira idade. Há mudanças físicas, sim, mas elas não são as responsáveis pelo fim da intimidade entre o casal. Na avaliação dos sexólogos, as barreiras são socioculturais, ou seja, a idéia de que o sexo é privilégio dos mais jovens e que não pode fazer parte da idade madura. Para quem tem essa visão, aos mais velhos cabe o amor platônico, pré-adolescente.

É claro que as necessidades sexuais do idoso são diferentes das do jovem, pois as pessoas mais velhas vivem outro momento da vida, prezam mais a intimidade com seu companheiro ou companheira do que, por exemplo, a freqüência das relações sexuais. O sexo entre pessoas mais velhas é muito natural e importantíssimo para manter a qualidade de vida, pois ajuda a perder peso, melhora o apetite e a digestão, além de favorecer a circulação sanguínea. Ou seja, não há contra-indicações.

Hip Hop na terceirona !!!!!


Dança terapia, também conhecida como dança / movimento terapia, é usado por terapeutas para ajudar os seus doentes com social, emocional, física e problemas comportamentais. Todos sabemos que em muitas culturas dança é utilizada para contar histórias, comemorar eventos e forjar laços dentro da comunidade. Basicamente coreografia dança passos são usados em terapia, para que as pessoas se sintam bem e saudável em corpo e mente.

Todos sabemos que ser idoso não é divertido, especialmente se estiver a viver sozinha, sem família ou amigos por perto. Uma pessoa idosa pode ser muito solitária, nestas circunstâncias, e isto pode conduzir a muitas outras complicações. No entanto, muitos terapeutas e médicos constataram que a dança terapia pode ser muito bem sucedido com os idosos, uma vez que lhes dá uma oportunidade de conhecer outras pessoas, têm as interações sociais, toque em outras pessoas e também ter tocado. Só o fato de que as pessoas idosas pode tocar sua dança parceiros auxilia-los a obter sobre os seus sentimentos de solidão e de estar isolado do resto do mundo. Além disso, a dança movimentos ajudam a aliviar as suas tensões, mantê-las flexíveis e adequados, ao mesmo tempo ajudando a melhorar o tom dos seus músculos.
Muitos dança terapeutas que estão constantemente a trabalhar com os idosos dizem que esta terapia ajuda a parar social, estimula a criatividade ea construção de auto-estima em idosos.
Se você for uma pessoa idosa, você deve definitivamente tirar vantagem de dança terapia. No entanto, antes de inscrever-te, certifique-se de que você informe o seu médico para que ele possa deixar você saber se está tudo bem para você ou não. Além disso, este exame médico irá permitir que o seu terapeuta para elaborar medidas que são adequadas para os músculos e capacidades. Experimente os passos para não exagerar, pois podem provocar entorses, tensões e lesões. Caso contrário, você pode se divertir e ficar a conhecer outras pessoas durante a terapia.

Alongamento para idosos


FAÇA COM CUIDADO

A Flexibilidade é também uma valência física importante. Não adianta muito ter pulmão, força física e ter que vestir as calças de manhã sentado na cama ou ter a maior dificuldade de amarrar os sapatos por falta de flexibilidade. Por isso, alguns exercícios básicos de alongamento devem encerrar a seção de treinamento seguindo alguns princípios:

1. Cada um tem o seu limite e não é preciso "forçar a barra". A amplitude deve ir até onde for suportável;

2. Dê preferência para alongar os grupos musculares e regiões do corpo mais sujeitas ao encurtamento que são o peitoral, a lombar e posteriores de coxa; Os alongamentos devem incluir os grupos musculares trabalhados na atividade diária principal;

3. Se tiver alguém que ajude a alongar que essa pessoa tenha bom senso. Dor é sinal de alarme. Melhor se for um profissional de Educação Física;

4. A musculatura agônica e antagônica deve ser trabalhada a fim proporcionar um desenvolvimento harmônico da amplitude do movimento;

5. Alguns autores advogam que entre optar em alongar antes ou depois da atividade, o melhor é a segunda opção, porque estando a musculatura aquecida, o treinamento é facilitado. Gastar muito tempo alongando antes pode não trazer resultados tão significativos para a maioria das atividades, bastando o aquecimento simples. Claro, não é uma regra e uma atividade esportiva como, por exemplo, os saltos, o aquecimento seguido de alongamento justifica e muito, pois nesse caso o atleta vai precisar da máxima amplitude. Não é o nosso caso;

6. Essa atividade também não vai se transformar numa aula de alongamento bastando 10 a 15 minutos, tempo suficiente para volta à calma atendendo os objetivos;

7. Os exercícios de flexibilidade devem respeitar as limitações do idoso valendo muito o bom senso. Repito. Dor é um sinal de alarme.

Esporte na Terceira Idade


Benefícios da atividade física :

-Melhora da velocidade ao andar e do equilíbrio;
-Melhora da auto-eficácia;
-Contribuição para a manutenção e/ou o aumento da densidade óssea;
-Auxílio no controle do diabetes, da artrite, das doenças cardíacas e dos problemas com colesterol alto e hipertensão;
-Melhora da ingestão alimentar;
-Diminuição da depressão;
-Redução da ocorrência de acidentes, pois os reflexos e a velocidade ao andar ficam melhores;
-Manutenção do peso corporal e melhora da mobilidade do idoso.