DICAS

Alimentação na terceira idade :


1.Tenha uma alimentação variada rica em verduras, legumes e frutas.

2.Siga o guia alimentar para uma alimentação equilibrada: este guia baseia-se na ingestão de alimentos de diferentes grupos todos os dias. Grupo dos cereais: arroz (de preferência integral), ou trigo (macarrão) ou milho; Grupo das leguminosas: feijão, ou lentilha, ou grão de bico, ou soja; Grupo das carnes: dar preferência às carnes magras (bovina, aves, peixes etc..);

Grupo das verduras e legumes (crus - alface, rúcula, escarola, tomate, cenoura, salsão etc.. e cozidas – brócolis, couve - flor, couve, vagem, etc..); Grupo das frutas ( banana, mamão, laranja, abacaxi, etc..); Grupo do leite e derivados: o leite deve ser tomado preferencialmente de manhã e à noite. O ovo também é um alimento rico em nutrientes, você apenas deverá evitá-lo se estiver com o colesterol alto.

3.Se você tiver problemas de mastigação, procure ingerir alimentos de consistência mais macia, em pedaços pequenos, cozinhando-os um pouco mais para torná-los mais brandos. Os vegetais de folhas geralmente são mais difíceis de serem mastigados, entretanto são muito importantes para a saúde, podem ser cozidos no vapor ou refogados. Evite passá-los em peneira ou no liqüidificador.

4.As carnes são importantes, contém nutrientes essenciais para sua saúde, se for difícil de mastigá-la prefira aquelas já moídas, mas não deixe de consumi-las.

5.O leite e seus derivados (iogurte, ricota, queijos brancos, etc..) são ricos em cálcio, prefira aqueles com baixos teores de gordura, devem ser ingeridos todos os dias.

6.Procure tomar um pouco de sol pela manhã ou no final da tarde.

7.Lembre-se de tomar água durante todo o dia mesmo se não sentir sede, esta conduta é muito importante para manter o organismo bem hidratado. O recomendado é de 2 a 3 litros por dia, não deixe de tomá-la.

8.Evite alimentos gordurosos, frituras e doces.

9.Evite tomar mais que 3 cafezinhos ao dia.

10.Evite bebidas alcoólicas e o tabagismo.

11.Evite excessos de sal e condimentos.

12.Faça suas refeições em ambiente tranqüilo, apreciando o sabor de cada alimento.

13.Mantenha uma atividade física regular, moderada, pois desta forma você poderá estar ingerindo mais alimentos sem acumular gordura.


Como melhorar a vida sexual

Como já foi dito antes, o desempenho sexual é um termômetro da saúde física e mental do homem e da mulher. Assim, se o desejo diminui ou um companheiro não é correspondido pelo outro, é hora de procurar um médico.

Dicas :

Converse com seu médico sobre as mudanças em seu corpo e o que muda na vida sexual do casal.

Não tenha vergonha de conversar com seu (sua) companheiro(a). Exponha as dificuldades encontradas e mostre o que lhe dá mais prazer.

Saia para jantar, dançar, ir ao cinema com seu (sua) companheiro(a). Lembre-se de que a vida familiar e a rotina podem atrapalhar sua vida sexual.

Experimente novos horários para as relações sexuais. No período da manhã, por exemplo, o corpo tem mais energia.

Não tenha pressa. Dedique o tempo necessário às carícias.

Saiba que a masturbação pode ser uma alternativa de atividade sexual para mulheres e homens solteiros, viúvos, separados, mas que também pode ser adotada por aqueles que têm companheiros.

Tenha um estilo de vida saudável, faça exercícios, mantenha uma boa alimentação.

Valorize-se e ao seu (a sua) companheiro (a). Lembre-se de que o sexo não está restrito aos mais jovens.

Pergunte ao seu médico se os medicamentos estão prejudicando o seu desempenho e peça alternativas de tratamento.

FAÇA COM CUIDADO

A Flexibilidade é também uma valência física importante. Não adianta muito ter pulmão, força física e ter que vestir as calças de manhã sentado na cama ou ter a maior dificuldade de amarrar os sapatos por falta de flexibilidade. Por isso, alguns exercícios básicos de alongamento devem encerrar a seção de treinamento seguindo alguns princípios:
1. Cada um tem o seu limite e não é preciso "forçar a barra". A amplitude deve ir até onde for suportável;

2. Dê preferência para alongar os grupos musculares e regiões do corpo mais sujeitas ao encurtamento que são o peitoral, a lombar e posteriores de coxa; Os alongamentos devem incluir os grupos musculares trabalhados na atividade diária principal;

3. Se tiver alguém que ajude a alongar que essa pessoa tenha bom senso. Dor é sinal de alarme. Melhor se for um profissional de Educação Física;

4. A musculatura agônica e antagônica deve ser trabalhada a fim proporcionar um desenvolvimento harmônico da amplitude do movimento;

5. Alguns autores advogam que entre optar em alongar antes ou depois da atividade, o melhor é a segunda opção, porque estando a musculatura aquecida, o treinamento é facilitado. Gastar muito tempo alongando antes pode não trazer resultados tão significativos para a maioria das atividades, bastando o aquecimento simples. Claro, não é uma regra e uma atividade esportiva como, por exemplo, os saltos, o aquecimento seguido de alongamento justifica e muito, pois nesse caso o atleta vai precisar da máxima amplitude. Não é o nosso caso;

6. Essa atividade também não vai se transformar numa aula de alongamento bastando 10 a 15 minutos, tempo suficiente para volta à calma atendendo os objetivos;

7. Os exercícios de flexibilidade devem respeitar as limitações do idoso valendo muito o bom senso. Repito. Dor é um sinal de alarme.


Benefícios da atividade física :

-Melhora da velocidade ao andar e do equilíbrio;

-Melhora da auto-eficácia;

-Contribuição para a manutenção e/ou o aumento da densidade óssea;

-Auxílio no controle do diabetes, da artrite, das doenças cardíacas e dos problemas com colesterol alto e hipertensão;

-Melhora da ingestão alimentar;

-Diminuição da depressão;

-Redução da ocorrência de acidentes, pois os reflexos e a velocidade ao andar ficam melhores;

-Manutenção do peso corporal e melhora da mobilidade do idoso.